Quem sou eu

Médico Endocrinologista, Titulado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Mestrado em Clinica Médica pela UFPR, Consultório: R. João Negrão, 731 23 andar - Fone: 3045-6069

terça-feira, 26 de julho de 2011

Encontro discutirá Osteoporose em Londrina

Dia 30 de Julho terá um encontro sobre Osteoporose em Londrina.


SOBEMOM PR CONVIDA:
 
 
I ENCONTRO PARANAENSE DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
DA OSTEOPENIA / OSTEOPOROSE
 
DIA 30 DE JULHO AS 8:30 HORAS
HOTEL BLUE TREE - LONDRINA PR
 
 
APOIO: SBEM-PR
              SOGIPA
              SETOR DE ENDOCRINOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
 
Vale a pena conferir.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quais as doenças que o Endocrinologista trata?

O endocrinologista é o médico especializado no tratamento das doenças hormonais e metabólicas.
Na prática ele cuida das seguintes doenças:

1) Obesidade: é o médico especialista na investigação das diversas causas de sobrepeso e obesidade, bem como no seu tratamento.
2) Tireoide: o endocrinologista investiga e trata as diversas doenças da tireóide, entre as mais comuns estão o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e os nódulos da tireóide.
3) Diabetes: a investigação, o tratamento e acompanhamento dos pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 é uma das principais atribuições do médico endocrinologista.
4) Osteoporose: cabe ao endocrinologista investigar a causa da osteoporose, bem como o seu correto tratamento.
5) Distúrbios do crescimento, alterações hormonais da puberdade, doenças das adrenais e das gônadas sexuais são outras importantes doenças tratadas pelo seu médico endocrinologista.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Qual o papel do endocrinologista?

A Endocrinologia é o ramo da Medicina que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas.

Glândulas são órgãos que produzem substâncias que vão auxiliar em várias funções do organismo. existem no organismo dois tipos de glândulas, as endócrinas, que secretam substâncias no sangue conhecidas como hormônios e as exócrinas, que secretam substâncias para o exterior do corpo.

Hormônios são as substâncias que, secretadas no sangue, regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo, geralmente à distância da glândula que os produziu. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo (“queima” dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento.

A maneira pela qual você responde ao meio ambiente também é controlada pelos hormônios, estas substâncias ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.

O endocrinologista é um médico especializado e habilitado para diagnosticar e tratar as doenças que afetam as glândulas endócrinas.