Quem sou eu

Médico Endocrinologista, Titulado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Mestrado em Clinica Médica pela UFPR, Consultório: R. João Negrão, 731 23 andar - Fone: 3045-6069

terça-feira, 19 de julho de 2011

Qual o papel do endocrinologista?

A Endocrinologia é o ramo da Medicina que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas.

Glândulas são órgãos que produzem substâncias que vão auxiliar em várias funções do organismo. existem no organismo dois tipos de glândulas, as endócrinas, que secretam substâncias no sangue conhecidas como hormônios e as exócrinas, que secretam substâncias para o exterior do corpo.

Hormônios são as substâncias que, secretadas no sangue, regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo, geralmente à distância da glândula que os produziu. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo (“queima” dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento.

A maneira pela qual você responde ao meio ambiente também é controlada pelos hormônios, estas substâncias ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.

O endocrinologista é um médico especializado e habilitado para diagnosticar e tratar as doenças que afetam as glândulas endócrinas.